Paróquia Santana 274 Anos

PARÓQUIA SANT’ANA

A Paróquia de Sant’Ana foi fundada em julho de 1748 pelo primeiro bispo de São Paulo, Dom Bernardo Rodrigues Nogueira. Segundo o historiador Diogo de Vasconcelos, a Paróquia foi provida do primeiro vigário – padre Lino Esteves de Abreu – em novembro do mesmo ano.

Ao todo, já passaram pela Paróquia 64 padres. O atual, o pároco de número 65, é o cônego Benedito Ramon Pinto Ferreira. A escolha de Sant’Ana como padroeira está ligada ao desbravamento desta região pelos bandeirantes paulistas que partiram de Mogi das Cruzes/SP – onde a padroeira também é Sant’Ana – em busca de ouro.

Ora a Paróquia pertencia à diocese de Mariana, ora à diocese de São Paulo. Com a criação da diocese de Pouso Alegre, em 1900, pelo Papa Leão XIII, a Paróquia Sant’Ana passa a pertencer a esta diocese. Em 14 de abril de 1962, é criada a arquidiocese de Pouso Alegre pelo Papa João XXIII. É a Paróquia mais antiga da arquidiocese de Pouso Alegre e a segunda mais antiga do Sul de Minas, ficando atrás somente da Paróquia de Santo Antônio, de Campanha, diocese de Campanha. “Se a paróquia mãe de uma arquidiocese é a sua catedral, eu costumo dizer que a paróquia de Sant’Ana é a paróquia vó, por ser mais antiga e por ser dedicada à avó de Jesus.”

Luis Fernando Nogueira dos Santos

Pesquisa: Historiador Luis Fernando Nogueira dos Santos

Projeto: Jornalista Ana Maria Beraldo