Palavra do prefeito: Água é vida!

Diversos especialistas e órgãos governamentais estão alertando que este ano a estiagem será prolongada e bastante severa.

Em nossa cidade os mananciais Maroti e Cataldi diminuíram a vazão e a Represa do Chaves é que está suportando a nossa demanda. A água do Tanque Velho está ajudando alimentar a ETA (Estação de Tratamento de Água).

Para minimizar estes problemas, iniciamos uma série de atividades:

  1. Solicitação à família Beraldo (Eduardinho e Cláudio) para permissão de continuar utilizando a água do tanque velho para o abastecimento da ETA – Concedida;
  2. Outorga (permissão de uso da água do tanque velho – IGAM) – Concluído;
  3. Aquisição de 05 registros para substituir os velhos que apresentam vazamentos acarretando muita perda de água – Concluído;
  4. Aquisição de 02 tubos (barriletes), sob encomenda, para substituir os antigos que estão oxidados e que podem romper a qualquer instante – Concluído;
  5. Aquisição de 01 bomba trifásica de 10cv para bombear a água do Tanque Velho até a ETA – Concluído;
  6. Aquisição de 350 metros lineares de tubulação em pvc para adução da água do tanque velho até a ETA – Em processo de compras;
  7. Contratação de 01 radiestesista para prospectar pontos de perfuração de poço artesiano – Concluído;
  8. Licitação para perfuração do poço artesiano – Processo licitatório por iniciar;
  9. Captação de recursos para substituir tubulação de ferro fundido, implantada em 1920 por outra de PVC;

Do exposto acima pode-se depreender que existem diversas ações que demandam tempo, recursos, capacidade técnica e muito trabalho para conseguir o objetivo de melhorar o sistema de distribuição de água de nossa cidade.

As etapas acima mencionadas iniciaram em janeiro de 2021 e deverão levar mais alguns meses.

Até lá a população deve estar consciente que já estamos no período de estiagem e que é necessário iniciar o processo de economizar água.

Lembrem-se que a água é um bem natural, econômico e que não é vendida em prateleira de loja, portanto, a responsabilidade de racionalizar água é de toda a comunidade.

Obs: As fotos mostram o Sr. Nivaldo desempenhando o seu excepcional trabalho de prospectar pontos para perfuração de poços Artesianos.

Dos 9 pontos pesquisados, o melhor ocorreu na Rotatória onde está a imagem Nossa Senhora Santana. Sabendo da notícia o Cônego Ramon sabiamente proferiu: “ÁGUA É VIDA” e a fonte será chamada de FONTE SANTANA. E assim será. E que Nossa Senhora Santana nos dê água em abundância.