
21/03/2121
Informe Comitê Executivo do Covid-19 do município.
Boa tarde pessoal, tenho estado bastante ocupado nesses últimos dias. Realmente a situação está feia, hospitais lotados, muita contaminação.
Sobre o tratamento precoce ainda não se tem comprovação da eficácia, muitas pessoas manipulam os dados para influenciar pessoas.
São Lourenço mesmo, tem uma taxa de 2600 casos confirmados, para uma população de 49 mil habitantes e 50 óbitos. É uma taxa de letalidade de 1,9% e de contaminação de 5,3%. É a mesma taxa do restante das cidades do Brasil. Pouso Alegre está com 9000 casos pra 152000 habitantes. 6% de contaminação e letalidade de 1,4% (127 óbitos para 9000 casos).
Num momento de crise como essa todo mundo quer uma cura, então acabamos querendo acreditar nessas notícias de tratamento precoce, mas infelizmente ainda não há comprovação que funcione. A mortalidade da doença continua a mesma em todas as cidade que usam e que não usam o tratamento precoce.
Espero do fundo do coração que apareça uma comprovação de eficácia, ou que descubram algum outro medicamento que realmente funcione.Enquanto isso vamos todos tomar cuidado, e cuidar dos nossos próximos, e focar na prevenção da doença (distanciamento e vacinação).
Eu tenho acompanhado os protocolos de UTI dos maiores hospitais do país. Realmente em alguns estão usando algumas medicações off label, como Colchicina, e até a Ivermectina. Mas ainda não se vê uma melhora dos pacientes por esses medicamentos.
Assim que eu tiver alguma informação a mais sobre tratamento eu informo vocês.
Dr. Arthur.
Membro do Comitê Executivo do Covid-19 de Silvianópolis.