Consulta Popular – Festa do Rosário

FESTA DO ROSÁRIO 2022 – UMA DECISÃO DEMOCRÁTICA

Neste ano assumimos o compromisso de colaborar para a realização de uma excelente Festa do Rosário. Estamos repassando às congadas, recursos municipais do Fundo de Cultura, para aquisição de uniformes e instrumentos musicais. Por meio de uma Emenda Parlamentar, repassamos R$28.000,00 reais para a reforma do Barracão dos Congadeiros e R$18.000,00 (recursos do Fundo de Cultura) para a Capela do Rosário. Ambas as obras estão prontas. E por meio de uma ação conjunta dos Poderes Executivo e Legislativo, o Município destinará aos festeiros um montante de R$30.000,00.

Tudo isso demonstra o compromisso da atual administração com a nossa tradicional Festa do Rosário, pela sua relevância histórica, social, cultural e econômica.

No entanto, no mês de maio desse ano, fomos surpreendidos por um novo surto de Covid-19,com 73 casos positivos e 143, em observação domiciliar, até a data de 03/06/2022.Por se tratar de saúde pública, como gestores responsáveis, convocamos a Secretaria de Saúde e os Comitês Amplo e o Executivo, órgãos acessórios da Prefeitura a se manifestarem sobre a situação. Também convidamos a população para participar dessa discussão em formato de audiência pública.

No dia 3 de junho, no Salão da Providência aconteceu a reunião aberta ao público. A Secretária de Saúde, senhora Aguivanilze Teixeira, o Dr. José Vilaça Dornelas e a enfermeira Meire Isabel Faria expuseram suas opiniões, afirmando que, em caso do crescimento desmesurado da Covid-19, poderão escassear medicamentos devido à insuficiência de insumos e alta procura, faltar profissionais da saúde, pois muitos deles também poderão ser acometidos pela Covid-19, além do risco de Hospitais em Pouso Alegre não terem capacidade para atendimento de toda a demanda da região, por isso se manifestaram contrários à realização da festa.

Em seguida falaram: o Presidente da Associação Nossa do Rosário, Sr. Antônio Carlos Corrêa, a festeira Jéssica Viana, ambos favoráveis à realização da festa. Aberta a palavra ao público, 5pessoas se manifestaram favoravelmente. Não se inscreveu para uso da palavra nenhum participante contrário à festa. Dos 5 vereadores presentes: 3 se posicionaram favoráveis pela festa e 2 contrários. Após ouvir os presentes, o Prefeito passou a palavra aos senhores e senhoras membros dos Comitês Amplo e Restrito, presentes em número de 11, que assim votaram:2 a favor da festa;6 contra a realização da festa;3 abstenções. Proclamado o resultado, os presentes alegaram que os Comitês eram órgãos técnicos com predominância de membros da área da Saúde. O que é fato.

Na discussão que se seguiu, foi sugerida uma consulta popular, por ser mais representativa.

Considerando que a festa do Rosário é um patrimônio de todo o município;

Considerando que a fé, a devoção e a religiosidade são bens que devem ser respeitados;

Considerando que a realização ou não da citada festa divide opiniões de cidadãos, de vereadores, de famílias, de casais, de filhos, de jovens e idosos, setores privados e públicos;

Considerando que a consulta popular é a forma mais democrática e visando à mediação dos interesses de todos:

Eu Homero Brasil Filho e Lúcio Tadeu Peixoto, Prefeito e vice de Silvianópolis, opinamos em realizar uma Consulta Popular, como forma de respeitar a decisão da maioria dos silvianopolenses, residentes ou não no município.

Pedimos a Deus, ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora do Rosário que nos orientem para a melhor opção.

A consulta será na terça-feira, dia 7 de junho, das 8h às 20h, com apuração imediata. Levar um documento com foto e o CPF.

É importante que todos compreendam que nós, enquanto gestores, junto à população, estamos buscando uma solução, mais democrática possível.

Diante do exposto, com todos os elementos aqui expressos, prós e contras, esperamos que cada cidadão ou cidadã vote de acordo com sua consciência. E que o resultado seja democraticamente respeitado.

Homero Brasil Filho – Prefeito Municipal.

Lucio Tadeu Andrade Peixoto – Vice Prefeito.

Silvianópolis, 6 de junho de 2022.

Prefeitura de Silvianópolis Gestão 2021 / 2024