Prefeitura realiza a 9ª edição do Festival Sabores e Saberes de Santana com o tema Cozinha de Quintal

Titan777 Com o tema Cozinha de Quintal, a Prefeitura Municipal de Silvianópolis, por intermédio da Secretaria M. de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realiza a nona edição do Festival Sabores e Saberes de Santana, de 7 a 10 de setembro.

A edição deste ano traz algumas novidades, a começar pelo período de realização. Serão quatro dias, ao invés de três, como vem acontecendo desde a criação do evento, em 2014.  Outra atividade inédita é o Espaço PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais, projeto desenvolvido pela Superintendência Regional de Ensino, de Pouso Alegre, com a participação de alunos das escolas: Magalhães Carneiro, de Silvianópolis, Dom Francisco Silva, de Espírito Santo do Dourado e Cônego Paulo Monteiro, de São João da Mata. Os alunos irão apresentar suas pesquisas e experimentos e distribuir mudas de PANCs aos visitantes do Festival.

As novidades não param por aí: tem o cantinho Café com Prosa, com degustação de café e de bolinhos de chuva e também a Vendinha do Coreto, com venda de produtos artesanais, entre eles, o Creminho de Santana, patrimônio cultural do município.

Para enaltecer a proposta do Festival, que é a valorização da Cozinha Mineira, desembarcam por aqui as prendadas filhas de dona Lucinha um ícone da gastronomia mineira, falecida em 2019 e homenageada em julho deste ano com um busto de bronze em frente ao Mercado Central de Belo Horizonte – Márcia e Elzinha. Márcia é administradora do Restaurante Dona Lucinha Matriz, em Belo Horizonte, e dividiu com sua mãe a autoria do livro sobre gastronomia mineira. A chef Elzinha é conhecida nacionalmente e com participações em eventos internacionais e programas de TV, entre outros. Atualmente, reside em Serro, cidade de origem da família, onde cozinha e pesquisa sobre a culinária regional.

Outros chefs e profissionais de gastronomia participam do Festival preparando pratos com produtos regionais.  A Cervejaria Pós-Doc, de Santa Rita do Sapucaí, apresenta uma cerveja feita especialmente para o Festival. A premiada Cachaça Gouveia Brasil também participa do evento com degustação e venda de produtos.

A fartura e a diversidade gastronômica estão presentes nos pratos e iguarias preparados pelos expositores locais, que comercializam seus produtos em tendas decoradas com o tema do Festival.  Entre os produtos, com foco na culinária mineira, integram o cardápio: o pastel de farinha de milho, mandiocão, biscoito com pernil, pão de queijo recheado, feijão tropeiro, paçoca de amendoim e de carne, curau, arroz doce e uma infinidade de delícias.

A parte cultural é bem eclética com foco em todos dos públicos – de orquestra de viola, passando por apresentações de jazz e de rock and roll à música eletrônica. Os artistas e grupos musicais e de cultura popular da cidade também se apresentam durante os quatro dias de evento.  Ao todo são vinte apresentações artísticas.

Quanto ao espaço do evento, imagine um quintal funcional com casinha de pau a pique, fogões no chão, monjolo, povoado de plantas, de galinhas e como guardião, um espantalho reluzente.

Ana Beraldo, jornalista e produtora do Festival